Ejaculação Precoce
Instituto Paulista - Tratamento da Ejaculação Precoce
resp. técnico
Dr. CARLOS AUGUSTO C ARAUJO PINTO
CREMESP 54.779
Ejaculação Precoce

O que é ejaculação precoce

A disfunção da ejaculação ou do orgasmo é um dos problemas mais comuns na parte sexual. A disfunção da ejaculação abrange não somente a mais conhecida delas que é a Ejaculação Precoce (Ejaculação Rápida), mas também a Ejaculação Retardada, a Anejaculação (ausência de ejaculação), a Ejaculação Retrógrada e a Ejaculação Dolorida.
O ciclo completo compreende 4 etapas que são :
• Desejo
• Excitação
• Orgasmo
• Resolução (Normalmente coincidente com a ejaculação).

A disfunção da ejaculação ocorre quando há interrupção ou problema em uma dessas etapas. Até hoje o que se observa é que os problemas de dificuldade em atingir uma ereção foram muito mais estudados do que os problemas de ejaculação.

Ejaculação Precoce (EP) é considerada uma das queixas mais comuns, ainda que não haja uma definição universalmente aceita para a mesma. Estudos mostram que esse problema atinge de 5-40% dos homens sexualmente ativos.(*1) Esse falta de definição leva a uma grande variedade de propostas de tratamento psicológicos como farmacológicos.

É importante ressaltar que os distúrbios ejaculatórios podem ocorrer em qualquer fase da vida do homem. Embora sejam mais comuns na juventude, os já maduros podem apresentar o quadro como reação a problemas comuns da vida moderna como estresse, problemas de relacionamento com a parceira e depressão.

Fatores como idade, experiência sexual, parceria recente e freqüência das relações sexuais têm também que ser levados em consideração para o correto diagnóstico.

Ejaculação Precoce já foi definida de diversas formas:
• Masters and Johnson – “Inabilidade de segurar o momento da ejaculação tempo suficiente para que a mulher atinja o orgasmo em 50% das relações sexuais”. Observe-se que nessa definição não são levados em consideração a presença de disfunções sexuais na parceira nem o tempo necessário para que ela atinja o orgasmo.
• Associação Psiquiátrica Americana – “Persistente e recorrente ejaculação como mínimo de estímulo, antes mesmo ou logo após a penetração e antes que a pessoa deseje.
• Organização Mundial de Saúde – “Inabilidade de segurar a ejaculação o suficiente para aproveitar o ato sexual”.
• Recente quantificação do tempo de latência de ejaculação (Intravaginal Ejaculation Latency Time – IELT) trouxe uma abordagem mais embasada para a definição de EP. Neste enfoque leva-se em consideração o tempo entre a penetração e o número de incursões vaginais.
• Número de penetrações até o momento da ejaculação.

É facilmente perceptível como a Ejaculação Precoce afeta o nível de satisfação sexual tanto do homem como da parceira porém são muito poucos os estudos quantificando esse problema. Muitos pacientes têm dificuldade de conversar sobre esse assunto tanto com o médico como com a companheira e ficam bastante inseguros quanto à existência de tratamentos efetivos.

Alguns casais tentam solucionar esse problema de formas variadas. Alguns casais jovens, onde o homem consegue uma segunda ereção rapidamente, procuram após a primeira ejaculação que ocorre rapidamente, se recuperar e ter uma segunda relação em seguida na qual consegue segurar melhor o momento da ejaculação. Em muitos casos, é comum a parceira ver a ejaculação precoce do homem como uma atitude altamente egoísta e passa infelizmente a até evitar relações. Com essa atitude, normalmente acaba-se piorando o problema.

Bancroft (*5) apresenta em seu trabalho que assim que o homem cria uma preocupação com o problema de ejaculação precoce, ele tende a ejacular ainda mais cedo e com um orgasmo menos satisfatório. No final de algum tempo, o homem pode até mesmo chegar a ejacular sem ter chegado a ter uma ereção.

A queixa de ejaculação precoce pelo paciente aparece mais freqüentemente durante a penetração vaginal em si, não sendo tão detectada em situações de sexo oral e anal. Dificilmente essa queixa aparece quando há masturbação solitária.

A ejaculação precoce foi subdividida em duas formas: ejaculação precoce primária (ou ao longo da vida), que está presente desde quando o homem começa a ser sexualmente ativo e ejaculação precoce secundária (adquirida) que é aquela que surge após um período de funcionamento sexual satisfatório. A ocorrência da EP pode ser generalizada (ocorrendo em qualquer situação sexual, inclusive na masturbação), ou situacional (apenas em algumas situações (*3)

Foi feito um estudo com 491 homens de países diferentes e tabelado o tempo que cada um levou até a ejaculação após a penetração. (Intervalo de tempo entre penetração e ejaculação)

Abaixo gráfico demonstrativo dos resultados obtidos. A média de tempo neste estudo acusou 5,4 minutos. O que se observa é que muitos pacientes ficam excessivamente apreensivos quanto ao tempo que demoram para ejacular criando uma grande ansiedade quanto a esse dado.

Tempo de Ejaculação após a Penetração

O estudo da Ejaculação Precoce nos casos em que essa precocidade passa a ocorrer ao longo da vida ainda é mais restrito. Nesses casos de ejaculação precoce adquirida ao longo da vida podemos citar algumas causas principais:
• Urológicas – disfunção erétil, prostatites
• Psicológicas – Insegurança com uma parceira, ansiedade em um novo relacionamento.
• Endócrinas – Problemas hormonais
• Neurológicas – Acidentes cerebrovasculares ou de isquemia.

Alguns dados clínicos tentam “medir” a ejaculação precoce.
• Tempo desde a penetração até o momento da ejaculação
• Controle voluntário do momento da ejaculação
• Nível de incômodo que a EP causa no homem e/ou casal
• Grau de satisfação sexual – Normalmente pacientes com EP relatam ter nível de satisfação sexual mais baixo que os pacientes com tempo de ejaculação normal.

É muito importante, entretanto sempre ter em mente que a Ejaculação Precoce Primária e a Ejaculação Precoce Secundária têm tratamentos distintos.

Rua Visconde de Taunay, 910 - Santo Amaro - São Paulo (ver mapa) - Tel: (11) 5642 1717 - E-mail: dr.araujo@institutopaulista.com.br
© Copyright 2008 Instituto Paulista 1